quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Contexto Histórico

Para uma melhor compreensão do assunto, devemos retomar brevemente o contexto histórico no qual René Descartes viveu. Esse período, chamado de Idade Moderna (1453-1789), foi caracterizado por dois fatores marcantes: o Absolutismo e o Mercantilismo.
Com o declínio do sistema feudal, marcado pela falta de um líder centralizado (as terras estavam divididas entre os senhores feudais), começam a surgir os Estados Nacionais, em que a figura do rei volta a ter o papel de unificadora do poder. Dessa maneira, os territórios passaram a serem delimitados por fronteiras nacionais, sendo o rei, o único líder dessas terras. Os primeiros Estados Nacionais a serem formados foram Portugal, Espanha, Inglaterra e França. Assim,  os monarcas conquistavam cada vez mais poder, tomando suas decisões de maneira absoluta, não sendo necessário prestar contas para ninguém (é essa a razão pela qual o termo absolutismo é empregado).
A partir da criação dos Estados Nacionais e da ascensão da figura de um rei absolutista, surge o “braço econômico” desse novo sistema: o Mercantilismo, cuja principal característica é o controle do Estado na economia, embasados na teoria de que o país que possuísse maiores reservas de metais (ouro e prata) seria a nação mais poderosa do mundo. Com a ascensão da burguesia e o declínio do sistema de servidão medieval, começam as primeiras formas de se fazer capitalismo, através do fortalecimento das relações comerciais. Dessa maneira, os Estados começam a investir na exploração de novos mercados, com o sonho de conquistar territórios inexplorados e possuírem riquezas nunca antes vistas.
 Esse momento histórico é conhecido como o período das Grandes Navegações, em que países como Portugal e Espanha lançam-se ao mar, em busca de novas terras  e rotas comerciais, a fim de se tornarem grandes potências imperiais.  Apesar de René Descartes ter nascido em 1596, alguns anos depois da criação dos primeiros Estados Nacionais e do desenvolvimento mercantil, o cenário histórico ainda estava carregado por esses dois fatos, caracterizando um período de transição. Dessa maneira, Descartes também dá sua importante contribuição filosófica e científica nesse contexto de intensas mudanças. 

11 comentários:

  1. René , o homem do século XVII era questionador e estava buscando respostas para suas indagações em relação ao Universo e ao o mundo que o cercava. Os filósofos e cientistas da época mergulhavam em pensamentos profundos para buscar lógica em relação a existência de tudo ao seu redor. Nesse contexto histórico temos o Iluminismo que defende conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais. O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação.

    Aluna: Ludmilla Nery 1º B

    ResponderExcluir
  2. Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos.
    Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
    Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.

    Aluna: Laianne Natiele 1º ano B

    ResponderExcluir
  3. Descartes pertenceu a uma época de transição e dela tomou emprestadas todas as contradições. Ele esteve na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), que envolveu a Alemanha numa luta religiosa e política, toda a Europa estava em ebulição.Surgia o racionalismo.o Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. Descartes inspirou os seus contemporâneos e gerações de filósofos.Profundas mudanças nos contextos político, social e científico da época. A ideia de modernidade estava diretamente relacionada ao sentimento de mudança, através da valorização do indivíduo e a oposição à autoridade da fé.

    Aluna: Hannah Carvalho 1º ano B

    ResponderExcluir
  4. René Descartes viveu na época da Idade Media (1453-1789).
    Esta época destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência.
    O mundo aparece como cenário das ações humanas, e não como expressão da vontade divina.


    Aluno: Guilherme M. Teixeira

    ResponderExcluir
  5. Durante a Idade Média, quase não houve questionamentos sobre as questões filosóficas feitas por leigos, já que a Igreja Católica tinha enorme influência sobre a sociedade e limitava a produção de conhecimento por aqueles que não pertenciam ao clero. Dessa maneira, a filosofia medieval era fortemente marcada pela religião.

    Contudo, as novas percepções trazidas com o desenvolvimento científico dos séculos XV e XVI, como os novos modelos astronômicos trazidos por Nicolau Copérnico e Gaileu Galilei, que contestavam a visão religiosa medieval de que a Terra era o centro do Sistema Solar, irão motivar uma nova forma de encarar o mundo.

    Dessa maneira, o pensamento cartesiano está fortemente baseado nesse novo modelo de se fazer ciência, a partir da busca do progresso e conhecimento. Assim, René Descartes é considerado o primeiro filósofo moderno.

    Ass : Dhúlia Nianne 1º B

    ResponderExcluir
  6. Descartes,viveu no século XVII marcada de conflitos entre religiões fez mudanças no contexto histórico e cultural e valorizou o indivíduo pela fé.

    Aluno- Adelson Waldo
    Série:1B

    ResponderExcluir
  7. Matemáticos consideram Descartes muito importante por sua descoberta da geometria analítica. Até Descartes, a geometria e a álgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemática. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas. (Luana Guimarães)

    ResponderExcluir
  8. René Descartes foi um homem de suma importância e inteligência para a humanidade. Ele viveu no período da Idade Moderna e fez um trabalho revolucionário entre a filosofia e a ciência, e hoje em dia é muito reconhecido na matemática, por esse motivo o conheciam como "o fundador da filosofia moderna" e o " pai da matemática moderna". É um dos pensadores mais importante da História do Pensamento Ocidental e sua frase mais famosa é "Penso, logo existo".

    Fernanda Chaves
    1º Ano B

    ResponderExcluir
  9. René Descartes foi um homem muito importante na sua época, e que foi muito influente em relação ao que temos atualmente. Este criou o Plano Cartesiano,no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência, assim nos passando a mensagem de que só devemos duvidar de todos os pensamentos que não possuem existências evidentes, entao ele foi um grande homem pois esse pensamento é aplicado até hoje e eu concordo muito com isso. ( Evelin Bastos)

    ResponderExcluir
  10. Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico para a humanidade e para a contribuição dela. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno e foi o criador do plano cartesiano. A minha frase preferida de René é " Daria tudo que sei em troca da metade de tudo que ignoro". Gabriela Pacheco

    ResponderExcluir
  11. Grandioso Renatus cartesius até hoje lembrado em suas obras adoro as contribuições desse cara para os pensamento de agora continuo pensando e sabendo que existo de fato.

    ResponderExcluir